27 de novembro – Dia Nacional de Combate ao Câncer




No dia 27 de novembro é comemorado o Dia Nacional de Combate ao Câncer, uma data criada com o objetivo principal de levar informação sobre a doença para todas as parcelas da sociedade. Essa data foi instituída em dezembro de 1988 por meio da Portaria do Ministério da Saúde GM nº 707.
A importância da criação dessa data está no fato de que o câncer mata milhões de pessoas todos os anos. Segundo a Organização Mundial de Saúde, em 2012, essa doença levou 8,2 milhões de pessoas à morte.


No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma). Mais do que qualquer outro tipo, é considerado um câncer da terceira idade, já que cerca de três quartos dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos. O aumento observado nas taxas de incidência no Brasil pode ser parcialmente justificado pela evolução dos métodos diagnósticos (exames), pela melhoria na qualidade dos sistemas de informação do país e pelo aumento na expectativa de vida.
Alguns desses tumores podem crescer de forma rápida, espalhando-se para outros órgãos e podendo levar à morte. A grande maioria, porém, cresce de forma tão lenta que não chega a dar sinais durante a vida e nem a ameaçar a saúde do homem.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog